sexta-feira, 18 de março de 2011

Indicados da Semana: O discurso do Rei e A Torre Negra

Esta semana apresentamos duas indicações: o filme O discurso do Rei e a Coleção A Torre Negra.

O DISCURSO DO REI
Falar de um filme, ganhador de óscar, tem suas vantagens e desvantagens. Vantagens porque há um grande foco em cima de tal obra. Desvantagem porque, uma vez que minha opinião seja contrária, Não terei muito crédito no que falo. Mas esse não é o caso de O discurso do Rei, belíssimo filme, merecedor do óscar 2011.

Nele, a história do Rei George VI, vivido por Colin Firth, é apresentada com maestria. Diante de sua dificuldade, quase impossibilidade de falar em público, o mesmo procura ajuda especializada. Um após outro, os especialistas nunca conseguem avanço significativo junto ao rei, talvez pelo fato de sempre tratarem-no como rei e não como ser humano. É Lionel Logue, magistralmente interpretado por Geoffrey Rush, quem obterá os melhores resultados com sua metodologia peculiar. Um filme sensível, inspirador, arrebatador, comovente. Imperdível.


A TORRE NEGRA

A maior obra de Stephen King, o gênio do suspense e do terror. E, sem dúvida, a obra que mais consumiu seu tempo. King começou a escrevê-la quando ainda era estudante universitário, em 1970. Inicialmente o primeiro volume foi publicado em capítulos, em uma revista de ficção científica, nos Estados Unidos. Somente em 1982 foi publicado como livro. O último volume da coleção, foi publicado em 2004 nos Estados Unidos e em 2007 no Brasil.

A história é inspirada no mundo imaginário de J.R.R. Tolkin (O Senhor dos Anéis) e em um poema épico do século XIX, de Robert Browning. Centra-se na luta do último pistoleiro, Roland de Gilead, em um agora que não se pode determinar em que época se esteja (passado, presente ou futuro?). Há uma infinidade de referências à cultura pop, ao faroeste, às lendas arturianas. Em um emaranhado de ficção científica, terror e fantasia, King elabora uma história em mais de 2500 páginas, verdadeiro mosaico da cultura pop contemporânea.


No Brasil  a obra é comercializada pela editora Objetiva e é composta dos seguintes títulos:
Vol I - O pistoleiro
Vol II - A escolha dos três
Vol III - As terras devastadas
Vol IV - Mago e vidro
Vol V - Lobos de Calla
Vol VI - Canção de Susannah
Vol VII - A torre negra

No final do ano passado foi anunciada a adaptação da obra para o cinema em uma trilogia e em uma série para a TV. Os fãs aguardam. A coleção foi adaptada para o mundo dos HQs. Confira abaixo, vídeo que conta a história dessa saga, adaptada aos quadrinhos:



Para os amantes de King e seu gênero, impensável não ler a coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário